Praça de Touros de Viana do Castelo
Praça de Touros de Viana do Castelo | |
---|---|
Nome completo | Praça de Touros de Viana do Castelo |
Categoria | 2ª Categoria |
Inauguração | 1949 |
Lotação | 4.900 lugares |
Propriedade | Câmara de Viana do Castelo |
Encerramento | 2009 |
Demolição | 2021 |
Localidade | Viana do Castelo |
Província | Minho |
Coordenadas | |
Geolocalização no mapa: Portugal Continental |
A Praça de Touros de Viana do Castelo foi uma antiga Praça de touros situada na cidade de Viana do Castelo.
Nos primeiros anos era conhecida como "Redondel da Argaçosa".
História
[editar | editar código-fonte]A primeira tourada que se realizou em Viana do Castelo foi em 1871, com a instalação da primeira praça de touros, ainda de madeira, e integrada nas festas da Senhora d'Agonia.
Em 1949 foi construído o edifício definitivo, pela Empresa da Praça de Touros, formada por 32 sócios. A nova praça era composta por 4900 lugares e 18 camarotes, dispondo mesmo de uma pequena capela no interior.
Depois de alguma actividade inicial, o número de espectáculos foi diminuindo. A partir dos anos 90 do século XX, passou a receber apenas uma tourada por ano, por ocasião da Romaria d'Agonia.
A Câmara de Viana do Castelo adquiriu a Praça de Touros em 27 de Janeiro de 2009, pelo preço simbólico de 5127,74 euros.[1]
Projetos Futuros
[editar | editar código-fonte]Projeto de 2009
[editar | editar código-fonte]Em 2009, intenção era criar um Centro ou Museu da Ciência Viva, semelhante ao Museu do Homem existente na Corunha. Porém, esta ideia seria abandonada meses mais tarde, já com o também socialista José Maria Costa na liderança da autarquia.
Projeto de 2010
[editar | editar código-fonte]Em 2010 foi decidido instalar na praça o Centro do mar.[2] Mas “após estudos aprofundados”, a hipótese também não vingou e esse investimento foi realizado no antigo navio-hospital Gil-Eannes[3].
Projeto de 2012
[editar | editar código-fonte]Em 2012, foi anunciado que a antiga Praça de Touros poderia ser convertida, através de um investimento privado, num espaço de restauração e actividades náuticas.
Projeto de 2014
[editar | editar código-fonte]Em 2014, o movimento pró-touradas "Vianenses pela Liberdade" anunciou que iria apresentar na Assembleia Municipal uma proposta de aquisição da praça de touros da cidade[4].
Em novembro de 2014, Câmara de Viana do Castelo decidiu fazer um estudo, para saber se a Praça de Touros pode ser recuperada ou se a adaptação a novas funções, ainda por definir, obrigará à demolição do edifício.[5]
Projeto de 2014
[editar | editar código-fonte]Em dezembro de 2014, foi anunciado que a antiga praça de touros vai ser transformada em pavilhão desportivo. A antiga arena vai ser transformada num espaço polivalente para a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, voleibol, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol. A reconversão orça em cerca de três milhões e meio de euros, devendo ser lançada a concurso público em 2017, tendo o projeto sido aprovado em reunião de câmara por unanimidade em 3-8-2017.[6]
O projecto, embora a autarquia afirmasse que seria efectuado pela própria Câmara Municipal, foi entregue ao Arq. Branco Cavaleiro, não sendo necessário a execução de um concurso publico como seria expectável. Sendo que essa forma de selecção de trabalho é adversa ao método de funcionamento da Câmara Municipal, de modo que o ultimo concurso de ideias "fazer acontecer a regeneração urbana" não teve qualquer tipo de resultados práticos na elaboração do planeamento urbano.
Projeto de 2016
[editar | editar código-fonte]Em novembro de 2016, foi anunciado na imprensa que a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai transformar a praça de touros da cidade num “Campus Desportivo” que prevê a transformação do recinto e da zona envolvente. O projeto de reconversão da antiga praça de touros constitui um investimento inicialmente previsto de 2,5 milhões de euros na transformação da antiga arena num espaço multiusos que vai a concurso em setembro de 2017 e que inclui a construção de um corredor exterior a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e uma vista panorâmica no topo da praça de touros.
A infraestrutura poderá ser utilizada para a prática de atletismo e caminhadas e também será coberta para que possa ser usufruída durante todo o ano. O projecto “Praça Viana” está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, candidatado ao programa comunitário do Portugal 2020 e prevê a criação de áreas desportivas, espaços de apoio, bancadas e uma zona de restauração com vista para o rio Lima. No espaço envolvente à praça de touros serão ainda construídos equipamentos para a prática de desporto. A futura “Praça Viana” será gerida pela Escola Desportiva de Viana, instituição que tem mais de 1.300 atletas inscritos.[7]
Em fevereiro de 2018, foi anunciado que as obras arrancariam em Junho e iriam ser investidos 3,5 milhões de euros.[8]
O concurso público encerrou sem qualquer proposta. A anulação do procedimento concurso foi aprovada, por unanimidade, em reunião ordinária do executivo municipal. A autarquia pretende lançar novo concurso com um valor mais elevado.
Em Junho de 2019, o presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que a reconversão da antiga praça de touros da cidade em 'campus' desportivo começaria em janeiro de 2020, sendo que até final de julho de 2019 avançará o novo concurso público[9].
Em 19 de setembro de 2019, a Câmara de Viana do Castelo aprovou por unanimidade a demolição “praticamente integral” da antiga praça de touros por considerar ser a “opção técnica e economicamente viável” para a reconversão do imóvel em campus desportivo.
Em 3 de dezembro de 2020, a Câmara aprovou por unanimidade a adjudicação da empreitada de reconversão da antiga praça de touros em ‘campus’ desportivo à empresa Baltor, por 3.669.123,10 euros. A intervenção arrancou em 15 de março de 2021.[10]
O projeto da reconversão é da autoria do arquiteto Rui Cavaleiro. No novo edifício Permanecem alguns elementos da antiga praça, com um ar mais contemporâneo, mas que permitem perceber que existia ali um edifício com história. A primeira fase da obra prevê a demolição das antigas bancadas[11].
Em 7 de abril de 2021 começou a demolição da antiga praça.[12]
Em Agosto de 2022, o Tribunal Central Administrativo do Norte rejeitou uma providência cautelar da ProToiro – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, legitimando, assim, a demolição. O organismo pedia ao Tribunal que declarasse nulas as decisões do Município, embargasse a obra em curso e procedesse à reposição do património demolido[13].
O novo espaço, chamado Praça Viana, ficou concluído em fevereiro de 2025 e custou 4.894.362 euros. Os 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro da antiga arena foram transformados numa estrutura multifunções para servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol.[14]
Referências
- ↑ «Cópia arquivada». Consultado em 28 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2009
- ↑ «Centro de investigação do mar na antiga praça de touros»
- ↑ «Praça de Touros de Viana do Castelo pode ser transformada em espaço de restauração»[ligação inativa]
- ↑ «Movimento pró-touradas quer comprar praça de touros»
- ↑ «Câmara de Viana estuda recuperação ou demolição da Praça de Touros»
- ↑ «Reconversão da praça de touros de Viana em pavilhão desportivo orçada em 2ME»
- ↑ «Praça de touros de Viana do Castelo convertida em Campus Desportivo»
- ↑ «Reconversão da praça de touros de Viana arranca em Junho e custa 3,5 milhões»
- ↑ «Reconversão de praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo começa 2020»
- ↑ «Reconversão da praça de touros de Viana adjudicada por 3,6 milhões»
- ↑ «Iniciada reconversão de praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo»
- ↑ «Demolição da Praça de Viana do Castelo iniciou-se hoje (Com Fotos)». Touro e Ouro. 7 de abril de 2021. Consultado em 27 de setembro de 2022
- ↑ «ominho.pt/tribunal-confirma-legalidade-da-demolicao-da-praca-de-touros-de-viana-do-castelo/»
- ↑ «Complexo desportivo nascido na antiga praça de touros de Viana cedido a clube local por 20 anos»